Origens
do pensamento e da língua de acordo com Vygotsky
Assim
como no reino animal, para o ser humano pensamento e linguagem têm origens
diferentes. Inicialmente o pensamento não é verbal e a linguagem não é
intelectual. Suas trajetórias de desenvolvimento, entretanto, não são paralelas
- elas cruzam-se. Em dado momento, a cerca de dois anos de idade, as curvas de
desenvolvimento do pensamento e da linguagem, até então separadas, encontram-se
para, a partir daí, dar início a uma nova forma de comportamento. É a partir
deste ponto que o pensamento começa a se tornar verbal e a linguagem racional.
Inicialmente a criança aparenta usar linguagem apenas para interação
superficial em seu convívio, mas, a partir de certo ponto, esta linguagem
penetra no subconsciente para se constituir na estrutura do pensamento da
criança.
O significado das palavras
e a formação de conceitos ... um problema deve surgir, que não possa ser
solucionado a não ser que pela formação de um novo conceito (Vygotsky, 1962:55)
A
partir do momento que a criança descobre que tudo tem um nome, cada novo objeto
que surge representa um problema que a criança resolve atribuindo-lhe um nome.
Quando lhe falta a palavra para nomear este novo objeto, a criança recorre ao
adulto. Esses significados básicos de palavras assim adquiridos funcionarão
como embriões para a formação de novos e mais complexos conceitos.
Pensamento,
linguagem e desenvolvimento intelectual
De
acordo com Vygotsky, todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo
ocorrem de acordo com sua história social e acabam se constituindo no produto
do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade (Luria, 1976). Portanto,
as habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo
não são determinadas por fatores congênitos. São, isto sim, resultado das
atividades praticadas de acordo com os hábitos sociais da cultura em que o
indivíduo se desenvolve. Conseqüentemente, a história da sociedade na qual a
criança se desenvolve e a história pessoal desta criança são fatores cruciais
que vão determinar sua forma de pensar. Neste processo de desenvolvimento
cognitivo, a linguagem tem papel crucial na determinação de como a criança vai
aprender a pensar, uma vez que formas avançadas de pensamento são transmitidas
à criança através de palavras (Murray Thomas, 1993).
Para
Vygotsky, um claro entendimento das relações entre pensamento e língua é
necessário para que se entenda o processo de desenvolvimento intelectual.
Linguagem não é apenas uma expressão do conhecimento adquirido pela criança.
Existe uma inter-relação fundamental entre pensamento e linguagem, um
proporcionando recursos ao outro. Desta forma a linguagem tem um papel
essencial na formação do pensamento e do caráter do indivíduo.
Zona
de desenvolvimento próximo
Um
dos princípios básicos da teoria de Vygotsky é o conceito de "zona de
desenvolvimento próximo". Zona de desenvolvimento
próximo representa a diferença entre a capacidade da criança de resolver
problemas por si própria e a capacidade de resolvê-los com ajuda de alguém. Em
outras palavras, teríamos uma "zona de desenvolvimento auto-suficiente"
que abrange todas as funções e atividades que a criança consegue desempenhar
por seus próprios meios, sem ajuda externa. Zona de desenvolvimento próximo,
por sua vez, abrange todas as funções e atividades que a criança ou o aluno
consegue desempenhar apenas se houver ajuda de alguém. Esta pessoa que
intervém para orientar a criança pode ser tanto um adulto (pais, professor,
responsável, instrutor de língua estrangeira) quanto um colega que já tenha
desenvolvido a habilidade requerida.
Uma
analogia interessante nos vem à mente quando pensamos em zona de
desenvolvimento próximo. Em mecânica, quando regula-se o ponto de um motor a
explosão, este deve ser ajustado ligeiramente à frente do momento de máxima
compressão dentro do cilindro, para maximizar a potência e o desempenho.
A
idéia de zona de desenvolvimento próximo é de grande relevância em todas as
áreas educacionais. Uma implicação importante é a de que o aprendizado
humano é de natureza social e é parte de um processo em que a criança desenvolve
seu intelecto dentro da intelectualidade daqueles que a cercam (Vygotsky,
1978). De acordo com Vygotsky, uma característica essencial do aprendizado é
que ele desperta vários processos de desenvolvimento internamente, os quais
funcionam apenas quando a criança interage em seu ambiente de convívio.
Referências:
VIGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente
– O desenvolvimento dos processo psicológicos superiores. São Paulo.
Martins fontes. 2008.
LA TAILLE, Yves. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas
em discussão. Summus, São Pualo, 1992
http://coralx.ufsm.br/desireemroth/cursos/oficina_sbpc/sandra.htm
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