Composta pelo temperamento e caráter. É tudo aquilo que distingue um indivíduo dos outros.
Conjunto de características psicológicas individuais.
Temperamento
É inato. Definido por fatores biológicos, o indivíduo já nasce com ele. Pode ser modificado por fatores
ambientais até certo ponto.
Caráter:
São princípios e valores impressos na personalidade do indivíduo. Valores morais e sociais
aprendidos, padrões aceitos pela sociedade, julgados como certo u errado. O termo caráter etimologicamente significa "gravar",
PERSONALIDADE SEGUNDO FREU:
Freud criou um modelo de aparelho mental ao qual denominava modelo topográfico e
segundo ele traços da personalidade estão reprimidos no inconsciente juntamente com parte dos pensamentos. Segundo Freud a personalidade surge de um conflito entre o ID, nossos impulsos biológicos agressivos em busca de prazer, e o superego, restrições sociais internalizadas contra eles. A personalidade é o esforço para resolver esse conflito, trazendo satisfação
para um sem culpa para o outro. O conflito centra-se nos três sistemas que interagem entre si: ld, ego e superego.
A personalidade se dá nas primeiras fases de desenvolvimento psicossexual da criança - oral, anal e fálica, por meio de um processo de identificação com os pais, primeiramente e com a sociedade, incorporando seus valores.
PERSONALIDADE SEGUNDO A GESTALT
Personalidade é o conjunto de atividades adotado nas relações pessoais. Não podem ser analisadas isoladamente. Deve ser entendida e não explicada. O entendimento é obtido pelo estudo do passado histórico do indivíduo e do presente cultural. Personalidade e ambiente formam uma só unidade, ao que Lewin chamou de espaço vital. É também o real conhecimento de si. O autoconhecimento é um eixo da personalidade
para a gestalt.
PERSONALIDADE SEGUNDO O BEHAVIORISMO
Totalidade dos padrões de comportamento condicionados e determinados pelas questões genéticas e ambientais. Não existe padrões fixos de comportamento, mudanças nesses ocorrem gradativamente ao longo do tempo. Para que se forme a
personalidade é preciso que o indivíduo passe
por meios de condicionamento que possam ser reforçados ou extintos no decorrer da vida.
Conceito
geral de personalidade:
Personalidade se desenvolve
através da interação e influências
ambientais. O temperamento reflete as contribuições biológicas e o caráter
contribuições culturais e sociais.
Define-se a personalidade como tudo aquilo que distingue
um indivíduo de outros indivíduos, ou
seja, o conjunto de características
psicológicas que determinam a sua individualidade
pessoal e social. A
formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada
indivíduo. O termo deriva do grego persona, com significado de máscara, designava a "personagem" representada pelos atores
teatrais no palco. O termo é também sinônimo de celebridade. Pode-se definir também personalidade por um conceito dinâmico que
descreve o crescimento e o desenvolvimento de todo sistema psicológico de um
indivíduo" outra definição seria: a organização dinâmica interna daqueles
sistemas psicológicos do
indivíduo que determinam o seu ajuste individual ao ambiente. Mais claramente, pode-se dizer que é a soma total de como' o indivíduo interage e reage em relação aos demais.
FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES
Freud formulou uma estrutura
para o aparelho mental: Id ego e superego. O ego é o aspecto realista da
personalidade.Tenta satisfazer as exigências do id, ao mesmo tempo que atende
às exigências da realidade e das normas morais do superego,que inclui a Consciência. São conceitos que representam os
maiores aspectos da personalidade humana.
Percepção: supõe que as sensações
sejam acompanhadas dos significados que é o resultado de experiência anterior (mecanismo de interpretação de informações). Ex. Primeiro eu vejo e depois eu acho bonito ou
feio. É a interpretação que a pessoa dá aos impulsos, atribuindo significado.
Sensação: A sensação é a
atividade dos sentimentos. É o processo simplesmente de sentir sem interpretação do estímulo responsável pela experiência .
Memória: armazenamento de informações recebidas através de aprendizagens, envolvendo quatro operações fundamentais: decorar, reter, recordar e reconhecer.
Pensamento: atividades mentais ou cognitivas. Para Freud, o aparelho psíquico engloba todas as funções cognitivas, como perceber, pensar,
planejar e decidir.
As funções básicas do ego são: pensamento, percepção, memória e sentimentos.
Linguagem: a linguagem é uma ferramenta (recurso)
necessária para se comunicar
com o mundo, com os outros e consigo mesmo. Ela é a forma mais superficial de comunicação,
seguindo os sentimentos e por último as atitudes.
Atenção: a linguagem é uma
ferramenta (recurso) necessária para se comunicar com o mundo, com os outros e
consigo mesmo. Ela é a forma mais
superficial de comunicação, seguindo os sentimentos e por último as atitudes.
Fonte:
MYERS,David G. Explorando a
Psicologia. Rio de Janeiro. Ed. LTC.200. 52 edição.
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