sábado, 2 de março de 2024

Ãlimentação - Controle de Porções









Entender e praticar o controle de porções é fundamental para manter um peso saudável e garantir a ingestão adequada de nutrientes. Veja abaixo como equilibrar as porções para promover uma alimentação consciente. 

Consciência Alimentar 

Consciência ao comer, prestando atenção às sensações de fome e saciedade. Isso ajuda a evitar excessos e a manter um equilíbrio saudável. Coma devagar, assim o cérebro entenderá quando parar de comer, ele dará o sinal assim que se sentir satisfeito, ultrapassar esse limite é gula e não faz bem. 

Prato Equilibrado

 A criação de refeições equilibradas, com porções adequadas de proteínas magras, vegetais, grãos integrais e gorduras saudáveis contribui para a variedade de nutrientes necessários. para momentos 

Evitar Refeições Rápidas

Alerta para os riscos das refeições rápidas e porções exageradas em restaurantes, escolhas conscientes e, se possível, compartilhamento de pratos para controlar a quantidade consumida. 

Uso de Pratos Menores 

O uso de pratos menores para ajudar a controlar as porções, uma vez que a percepção visual pode influenciar a quantidade de comida consumida. 

Atenção a Lanches 

Faça porções controladas ao fazer lanches, optando por opções saudáveis, como frutas, iogurte ou nozes, em vez de lanches processados. O controle de porções ajuda você leitor a desenvolver hábitos alimentares sustentáveis, apoiando não apenas a manutenção de um peso saudável, mas também a promoção da saúde a longo prazo. 



Graciela Comparin Psicóloga
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário