sábado, 2 de março de 2024

Antioxidantes

 



Os antioxidantes desempenham um papel crucial na promoção da saúde e no combate ao envelhecimento celular. A inclusão regular de alimentos ricos em antioxidantes para ajudar a neutralizar os radicais livres, moléculas instáveis que podem danificar as células.

Frutas Vermelhas: 

Morangos, amoras e framboesas são excelentes fontes de antioxidantes, especialmente de compostos como antocianinas e vitamina C, que fortalecem o sistema imunológico. Vegetais de Folhas Verdes Espinafre, couve e acelga são ricos em antioxidantes, incluindo a vitamina E e o betacaroteno. Esses nutrientes ajudam a manter a saúde ocular e a pele.

Nozes e Sementes:

Amêndoas, castanhas e sementes de chia são fontes concentradas de antioxidantes, fibras e ácidos graxos ômega-3, beneficiando a saúde cardíaca e cerebral.

 Chá Verde

 O consumo de chá verde, conhecido por conter catequinas, poderosos antioxidantes associados à saúde cardiovascular e à redução do risco de certos tipos de câncer. (use com cautela, o chá verde contem cafeína)

Tomates 

Ricos em licopeno, os tomates ajudam a proteger a pele dos danos causados pelo sol e contribuem para a saúde do coração. Incorporar uma variedade desses alimentos em sua dieta diária proporciona uma defesa robusta contra o estresse oxidativo, promovendo assim um envelhecimento saudável e a manutenção da vitalidade ao longo do tempo. 



 Graciela Comparin Psicóloga 

Nenhum comentário:

Postar um comentário