Resumo
Como padrão, a estratégia é considerada um fluxo de ações, na busca de consistência ao longo do tempo. O conceito de estratégia pode ser compreendido com base em dois pontos de vista. Toda organização se apóia em uma estratégia, ainda que os seus participantes não tenham consciência disso. Estratégia é um programa prévio, intencionalmente elaborado para definir e alcançar os objetivos de uma organização e executar sua missão.
Como padrão, a estratégia é considerada um fluxo de ações, na busca de consistência ao longo do tempo. O conceito de estratégia pode ser compreendido com base em dois pontos de vista. Toda organização se apóia em uma estratégia, ainda que os seus participantes não tenham consciência disso. Estratégia é um programa prévio, intencionalmente elaborado para definir e alcançar os objetivos de uma organização e executar sua missão.
A
Estratégia associa-se, nesse raciocínio, com o comportamento global das pessoas
nas organizações de trabalho. Isso remete à relevância de adequar a
organização, estrutural e comportamentalmente, de modo a construir consistência
entre tecnologia, produtos e serviços, conhecimentos, habilidades e atitudes.
As estratégias
configuram-se de acordo com as percepções e atitudes predominantes na
organização. Uma estratégia revela interação sistêmica de ações para solucionar
problemas e demarcar orientações para o futuro as organizaçõe se apoiam eem
estratégias, ainda que os seus participantes não tenham consciência disso. A
estratégia é implícita à organização e compartilhada por meio de percepções,
valores e significados.
As coalizões dominantes
tendem a influenciar a escolha de estratégias de acordo com suas competências e
outras características pessoais. Estratégia é um plano, guia ou curso de ação
planejada, é implícita à organização, compartilhada pelos seus integrantes. Por
meio de suas percepções.
Ainda que limitada, a
percepção dos dirigentes determina, em grande parte, os problemas julgados
prioritários e as soluções cabíveis; como desenvolver ações consideradas de
alavancagem.
Alavancagem
significa passar de um estado vigente para um estado desejado, no qual, de
algum modo, cria-se algum tipo de tensão nas relações entre as pessoas de uma organização
de trabalho, cujo resultado, espera-se, seja o de agregar valor. Para tanto, é
preciso, no mínimo, entender o que deve ser mudado na organização e as razões
que fazem as pessoas agirem como agem. Portanto, a etapa inicial na geração de
tensão começa com a elaboração do que, se deseja vir a ser - o estado desejado.
A contribuição de pessoas
em todos os níveis hierárquicos tornou-se imprescindível para a sobrevivência
da comunidade organizacional. As orgnizações tem nas pessoas o principal fator
de produtividade, qualidade e
competitividade.
Quanto a comunicação é por
meio desta, que as realidades sociais são construídas. A posição que cada
pessoa ocupa na hierarquia influencia consideravelmente a interpretação das
informações, tanto as que são fornecidas pelos gestores, quanto as que são disseminadas
pelos demais participantes nas organizações de trabalha. Tanto nas relações
internas como nas externas, o fluxo comunicativo é fundamental.
O
diálogo constitui prática essencial à aprendizagem e à criatividade nas
organizações.
Em
muitas propostas de gestões recentes são recomendadas estruturas
horizontalizadas, para reduzir as assimetrias na distribuição de poder. Diálogo
e discussão iplicam rever a convenção e o uso da linguagem. As competências se
encontram classificadas em três dimensões: o saber, o saber-fazer e o
saber-agir. O saber das palavras decorre das possibilidades interativas entre
as pessoas.
Quanto
maior for o envolvimento e a legitimidade de todos no processo de definição,
maior será o comprometimento e também o compartilhamento da visão estratégica
para a organização. A comunicação é instrumento fundamental para que os valores
centrais sejam repassados, de modo que todos possam compartilhar as
representações mentais que facilitam a sustentabilidade. O diálogo constitui a
prática essencial à aprendizagem e à criatividade nas organizações. As
interações promovem ajustes na visão de mundo.
A partir do momento em
que os indivíduos estão conscientes dos objetivos que se pretende atingir, e se
identificam com eles, as organizações podem e devem estimular a flexibilidade
de ação e criatividade desses, explicando as regras, pedindo sugestões, e
motivando seus funcionários a participar ativamente da vida organizacional, sem
perder produtividade e aumentando a satisfação. Além de evitar que os
funcionários fiquem alienados, facilitará a implementação de mudanças, quando
necessário.
Estratégia, Comunicação e constituição
de Modelos mentais -IN -ZANELLI, José Carlos. Interação Humana e Gestão: a construção psicossocial das organizações de trabalho. São Pualo. Casa do Psicólogo. 2008.
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