Resumo
A liderança tem origem na competência do líder de promover tensão
criativa - a energia gerada quando uma ou mais pessoas organizam uma visão de
futuro e percebem, o melhor que puderem, a realidade onde se encontram. Liderar
é construir visões de futuro que sejam compreendidas e legitimadas pelo grupo.
Liderança é um processo de interação e é algo que pode ser aprendido, seja por
procedimentos de ensino planejados ou pela experiência de vida, mas depende das
condições organizacionais.
Acima de tudo líderes orientam pessoas, é
responsável para comunicar e educar. Liderar significa tornar um agrupamento
humano capaz de construir seu futuro.
O papel do líder nas circunstâncias de mudanças é
o de criar um ambiente de efetiva segurança técnica e psicológica, adotando
alguns procedimentos simultâneos, como, articulação de uma visão positiva do
futuro por parte dos gestores, acesso a treinamento formal necessário, modelos
de ação, grupos de apoio, sistema e grupos coerentes.
A participação está relacionada com o exercício
da autoridade, com a visão compartilhada e com as intenções de cada pessoa.
Resulta do entusiasmo relativo a uma visão e de atitudes que tenham base no
respeito pelas escolhas de cada um.
A formação de equipes de trabalho deve ser
continuamente trabalhada porque, nas equipes, as competências de um
participante podem ser complementares às deficiências de outro e vice-versa.,
para isso precisam de livre acesso às informações, que conduzam a novos conhecimentos.
Quando um grupo é transformado em equipe de alto desempenho, o comprometimento
se consolida e a produtividade e a qualidade são ampliados.
As mudanças aceleradas no mundo tem exigido das
organizações adaptações e respostas rápidas. O cenário é competitivo, e as
organizações visam a excelência. Dentro deste contexto espera-se que o líder
saiba trabalhar em equipe, integração entre líder e liderado, estilo
participativo de liderança, seja centrado em valores superiores, saiba
gerenciar conflitos, enfim, de um mmodo geral, seja um líder “holístico”.
LIDERANÇA, PARTICIPAÇÃO E FORMAÇÃO DE EQUIPES, IN -ZANELLI, José Carlos. Interação Humana e Gestão: a construção psicossocial das organizações
de trabalho. São Pualo. Casa do Psicólogo. 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário