terça-feira, 8 de janeiro de 2013

PERSONALIDADE E FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES





Composta pelo temperamento e caráter. É tudo aquilo que distingue um indivíduo dos outros.
Conjunto de características psicológicas individuais.

Temperamento
É inato. Definido por fatores biológicos, o indivíduo já nasce com ele. Pode ser modificado por fatores ambientais até certo ponto.

Caráter:
São prinpios e valores impressos na personalidade do indivíduo. Valores morais e sociais
aprendidos, padrões aceitos pela sociedade, julgados como certo u errado. O termo caráter  etimologicamente significa "gravar",

PERSONALIDADE SEGUNDO FREU:

Freud criou um modelo de aparelho mental ao qual denominava modelo topográfico e segundo ele traços da personalidade estão reprimidos no inconsciente juntamente com parte dos pensamentos. Segundo Freud a personalidade surge de um conflito entre o ID, nossos impulsos biológicos agressivos em busca de prazer, e o superego, restrições sociais internalizadas contra eles. A personalidade é o esforço para resolver esse conflito, trazendo satisfação para um sem culpa para o outro. O conflito centra-se nos três sistemas que interagem entre si: ld, ego e superego.
A personalidade se dá nas primeiras fases de desenvolvimento psicossexual da criança - oral,  anal e fálica, por meio de um processo de identificação com os pais, primeiramente e com a sociedade, incorporando seus valores.

PERSONALIDADE SEGUNDO A GESTALT

Personalidade é o conjunto de atividades adotado nas relações pessoais. Não podem ser analisadas isoladamente. Deve ser entendida e não explicada. O entendimento é obtido pelo estudo do passado histórico do indivíduo e do presente cultural. Personalidade e ambiente formam uma só unidade, ao que Lewin chamou de espaço vital. É também o real conhecimento de si. O autoconhecimento é um eixo da personalidade para a gestalt.

PERSONALIDADE  SEGUNDO O BEHAVIORISMO

Totalidade dos padrões de comportamento condicionados e determinados pelas questõegenéticas e ambientais. Não existe padrões fixos de comportamento, mudanças nesses ocorrem gradativamente ao longo do tempo. Para que se forme a personalidade é preciso que o indivíduo passe por meios de condicionamento que possam ser reforçados ou extintos no decorrer da vida.

Conceito geral de personalidade:

Personalidade se desenvolve através da interação e  influências ambientais. O temperamento reflete as contribuições biológicas e o caráter contribuições culturais e sociais.
Define-se a personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos, ou seja, o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo deriva do grego persona, com significado de máscara, designava a "personagem" representada pelos atores teatrais no palco. O termo é também sinônimo de celebridade. Pode-se definir também personalidade por um conceito dinâmico que descreve o crescimento e o desenvolvimento de todo sistema psicológico de um indivíduo" outra definição seria: a organização dinâmica interna daqueles sistemas psicológicos do indivíduo que determinam o seu ajuste individual ao ambiente. Mais claramente, pode-se dizer que é a soma total de como' o indivíduo interage e reage em relação aos demais.

FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES

Freud formulou uma estrutura para o aparelho mental: Id ego e superego. O ego é o aspecto realista da personalidade.Tenta satisfazer as exigências do id, ao mesmo tempo que atende às exigências da realidade e das normas morais do superego,que inclui a  Consciência. São conceitos que representam os maiores aspectos da personalidade humana.

Percepção: supõe que as sensações sejam acompanhadas dos significados que é o resultado de experiência anterior (mecanismo de interpretação de informações). Ex. Primeiro eu vejo e depois eu acho bonito ou feio. É a interpretação que a pessoa dá aos impulsos, atribuindo significado.

Sensação: A sensação é a atividade dos sentimentos. É o processo simplesmente de sentir sem interpretação do estímulo responsável pela experiência .

Memória: armazenamento de informações recebidas através de aprendizagens, envolvendo quatro operações fundamentais: decorar, reter, recordar e reconhecer.

Pensamento: atividades mentais ou cognitivas. Para Freud, o aparelho psíquico engloba todas as funções cognitivas, como perceber, pensar, planejar e decidir.

As funções básicas do ego são: pensamento, percepção, memória e sentimentos.

Linguagem: a linguagem é uma ferramenta (recurso) necessária para se comunicar com o mundo, com os outros e consigo mesmo. Ela é a forma mais superficial de comunicação, seguindo os sentimentos e por último as atitudes.

Atenção: a linguagem é uma ferramenta (recurso) necessária para se comunicar com o mundo, com os outros e consigo mesmo. Ela é a forma mais superficial de comunicação, seguindo os sentimentos e por último as atitudes.

Fonte:
MYERS,David G. Explorando a Psicologia. Rio de Janeiro. Ed. LTC.200. 52 edição.

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