quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Atuação do psicólogo hospitalar junto à pacientes submetidos à cirurgia bariátrica




        O papel do psicólogo é avaliar se o indivíduo está apto emocionalmente para a cirurgia e auxiliá-lo quanto à compreensão de todos os aspectos decorrentes do pré e pós cirúrgico. Quanto a possíveis contra-indicações psiquiátricas para a cirurgia antiobesidade, não há consenso na literatura.

No pré-operatório, o paciente precisa ser informado das mudanças significativas pelas quais ele atravessará. Um acompanhamento psicológico fornece condições para que o paciente perceba a amplitude do processo que passará e o ajuda a tomar decisões mais conscientes e de acordo com seu caso particular. A cirurgia bariátrica deve ser contra-indicada em qualquer caso em que o paciente não esteja plenamente de acordo ou preparado para  as mudanças que ocorrerão após a operação, quer por transtornos psiquiátricos de eixo I ou por incapacidade cognitiva (OLIVEIRA 2004)

Segundo o autor supracitado estes pacientes, na sua maioria, quando chegam à cirurgia bariátrica trazem alterações emocionais. A evolução pós-operatória está relacionada ao início da obesidade, aqueles que era magros e se tornaram obesos têm maior facilidade de recuperar a imagem de seu corpo, enquanto os que foram obesos desde a infância tem dificuldade em adaptar-se a nova imagem.

Portanto, o paciente precisa conhecer muito bem qual é o procedimento cirúrgico e quais os riscos e benefícios que advirão da cirurgia. Desta forma, alem das orientações técnicas, o acompanhamento psicológico é aconselhável em todas as fases do processo.

O tratamento desta patologia requer uma equipe multidisciplinar, e o papel do psicólogo dentro da equipe é o de avaliar se o individuo está apto emocionalmente para a cirurgia, auxiliá-lo quanto à compreensão de todos os aspectos decorrentes do pré-cirurgico (avaliá-lo quanto aos seus conhecimentos sobre a cirurgia, riscos e complicações, benefícios esperados, exames e seguimentos requeridos em longo prazo, conseqüências emocionais, sociais e físicas e responsabilidades esperadas), inclusive detectar e tratar os pacientes portadores ou potencialmente sujeitos a distúrbios psicológicos graves (FRANQUES, 2003, apud, OLIVEIRA,2004).

No tratamento psicoterápico, a terapia cognitiva vem mostrando eficácia por trabalhar a partir da estrutura operante do paciente com objetivos de organizar as contingências para mudanças de peso e comportamentos , em principio, relacionados ao autocontrole de comportamentos alimentares, e contexto situacional amplo, aprofundando para todo o desconforto (ABREU,2003; apud OLIVEIRA,2004).
Portanto, o desafio da psicoterapia cognitiva é compreender como diversos fatores interagem entre si em cada caso ou situação e , associada e integrada a outras terapias, favorecer a melhora no manejo do sintoma para que  paciente possa dispor de um repertório qualitativamente mais amplo para responder às demandas da vida. (VASQUES et al., 2004).
No pós-operatório, devido as mudanças rápidas que acontecem, não é raro surgirem questões emocionais. É neste momento que o trabalho psicológico é de extrema importância. Auxilia-se o paciente a se conhecer melhor, a aderir de forma mais eficiente ao tratamento, [...] estimulando a sua participação efetiva no processo de emagrecimento (FRANQUES, 2003,  apud, OLIVEIRA, 2003).


 Cirurgia Bariátrica O Que é e Quais Suas Indicações

Em meio a diferentes formas de tratamento da obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica vem sendo considerada o método mais eficaz na perda de peso corporal.  Segundo Magdaleno,2009:

A cirurgia bariátrica foi recomenda durante a conferência de Desenvolvimento de Consenso do National Institutes of Health (NIH) de 1991, para indivíduos bem informados, motivados e com obesidade de classe 3, que tivessem riscos operatórios aceitáveis, e para aqueles com obesidade de classe e condições pré-mórbidas de alto risco. Aconselhou-se ainda, como fundamental, uma seleção cuidadosa de candidatos à cirurgia por equipe multidisciplinar. (MAGDALENO,Jr. et al., 2009) 

As cirurgias antiobesidade podem ser didaticamente divididas em procedimentos que: 1) limitam a capacidade gástrica (as chamadas cirurgias restritivas); 2)interferem na digestão ( os procedimentos mal- absortivos); e 3) uma combinação de ambas as técnicas. São consideradas uma opção efetiva para o controle da obesidade mórbida em longo prazo (PORIES,2003. Apud OLIVEIRA et al.,2004).
Conforme Pories(2003) indicações para a cirurgia bariátrica devem preencher alguns critérios, como IMC maior que 40 kg/m² ou IMC acima de 35kg/m²,associado com doenças  com, no mínimo, cinco anos de evolução e que melhorem com a perda de peso, como diabetes melito, hipertensão arterial, doenças osteoarticulares (principalmente dos membros inferiores), apnéia do sono, histórico de falha de tratamentos conservadores prévios e ausência de doenças endócrinas como causa da sua obesidade (PORIES,2003. Apud OLIVEIRA et al.,2004).
Já Segal (2002) ressalta que a cirurgia bariátrica deve ser totalmente contra indicada em qualquer caso em que o paciente não esteja plenamente de acordo com a cirurgia ou não seja capaz de apreciar as mudanças que ocorrerão após a operação, quer por transtornos psiquiátricos de eixo I ou por incapacidade cognitiva (SEGAL,2002; apud OLIVEIRA et al.,2004)
 Ainda segundo Oliveira: “A cirurgia antiobesidade é um procedimento complexo e ,assim como qualquer cirurgia de grande porte, apresenta risco de complicações.”(Oliveira et al.,2004)

A cirurgia bariátrica é um método que tem sido utilizado para o emagrecimento e resgate da saúde. Em muitos casos, porém, o emagrecimento súbito incorre em quadros psiquiátricos, tais como: sintomas depressivos, ansiedade, uso de substâncias, alterações comportamentais e ideação suicida, dentre outras situações associadas às mudanças emocionais que o paciente vivencia com o novo estado físico e psíquico. (LEAL; BALDIN, 2007)

Faz-se necessário a realização de uma avaliação psicológica pré- cirúrgica para identificar aspectos emocionais dos pacientes, bem como o acompanhamento pós cirúrgico do paciente e familiares.

Obesidade E Cirurgia Bariátrica – Impactos Emocionais

“A depressão e a ansiedade são sintomas comuns,e a depressão maior pode ser mais freqüente nos gravemente obesos’’. (VASQUES et al.,2004)


De acordo com Leal & Baldin :

 A cirurgia bariátrica é um método que tem sido utilizado para o emagrecimento e resgate da saúde. Em muitos casos, porém, o emagrecimento súbito incorre em quadros psiquiátricos, tais como: sintomas depressivos, ansiedade, uso de substâncias, alterações comportamentais e ideação suicida, dentre outras situações, associadas às mudanças emocionais que o paciente vivencia com o novo estado físico e psíquico. (LEAL;BALDIN, 2007)




Nenhum comentário:

Postar um comentário