sábado, 22 de dezembro de 2012

Psicologia & Filosofia






Nos próximos 4 textos iremos falar do surgimento da Psicologia Científica a partir da Filosofia onde serão abordados os seguintes temas:
·       Introdução à Filosofia – períodos e principais escolas
·       Quando a Psicologia se liberta da Filosofia
·       Origens da Psicologia Científica










FILOSOFIA

A palavra filosofia é de origem grega e significa amor à sabedoria. Ela surge desde o momento em que o homem começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo, buscando uma solução para as grandes questões da existência humana. Os pensadores, inseridos num contexto histórico de sua época, buscaram diversos temas para reflexão. 
Costuma-se dividir a filosofia Grega em dois periodos: filósofos que vieram antes  e depois de Sócrates. 

Os Pré-Socráticos

Foi um período conhecido pela busca de explicações através da razão e do conhecimento científico os fenômenos naturais, com sentido cosmopológico. Os interesses eram voltados para o Universo e os fenômenos da natureza.  Pitágoras desenvolveu seu pensamento defendendo a ideia de que tudo preexiste à alma, já que esta é imortal. Demócrito e Leucipo defendiam a formação de todas as coisas, a partir da existência dos átomos. Os filósofos dessa época preocupavam-se com o mundo através da percepção. Discutiam se o mundo existia porque o homem o vê ou se o homem vê o um mundo que já existe. Havia uma opsição entre idealsts (a idía forma o mundo) e os materialistas (a matériaque forma o mundo já é dada para a percepção)
Os principais representantes desta fase são:  Tales de Mileto, Anaximandro e Heráclito.

Período Clássico ou Socrático
Socrátes
É considerado um divisor de águas na História da Filosofia.
Sua filosofia era desenvolvida mediante diálogos críticos com seus interlocutores. Esses diálogos podem ser divididos em dois momentos básicos: a ironia (interrogação) e a maiêutica (concepção de ideias).
Sócrates ensinou que o sistema filosófico é o valor do conhecimento humano. Antes de Sócrates questionava-se a natureza, depois de Sócrates, questiona-se o homem. O valor do conhecimento humano (Humanismo).
“CONHEÇA-TE A TI MESMO”, frase escrita no portal do templo de Apolo; cuja frase era a recomendação básica feita por Sócrates a seus discípulos.
Sócrates percebeu que a sabedoria começa pelo reconhecimento da própria ignorância: “SÓ SEI QUE NADA SEI”; é, para Sócrates, o princípio da sabedoria.
MAIÊUTICA: Dava alternativas, perguntas e respostas, ajudava a buscar a verdade. O nome Maiêutica foi uma homenagem a sua mãe que era parteira. Ele dava luz às idéias.
IRONIA: A ironia socrática tinha um caráter purificador na medida em que levava os discípulos a confessarem suas próprias contradições e ignorâncias, onde antes só julgavam possuir certezas e clarividências, perguntas e respostas, destruía o falso saber. Os discípulos, libertos do orgulho e da pretensão de que tudo sabiam, podiam iniciar o caminho da reconstrução das próprias idéias. Com isso, Sócrates acreditava num só Deus (Monoteísmo); a época era de Politeísmo. Por vários motivos ele foi perseguido. Foi condenado à morte em 399 a.c. por não aceitar mudar suas idéias (tomou Cicuta(um tipo de veneno) que o carrasco deu-lhe para beber).
É com Sócrates (469-399 a.C.) que a Psicologia na Antiguidade ganha consistência. Sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais. Desta forma, postulava que a principal característica humana era a razão. A razão permitia ao homem sobrepor-se aos instintos, que seriam a base da irracionalidade.  Ao definir a razão como peculiaridade do homem ou como essência humana, Sócrates abre um caminho que seria muito explorado pela Psicologia. As teorias da consciência são, de certa forma, frutos dessa primeira sistematização na Filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário