quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ESTRATÉGIA, COMUNICAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DE MODELOS MENTAIS


Resumo

Como  padrão, a estratégia é considerada um fluxo de ações, na busca de consistência ao longo do tempo. O conceito de estratégia pode ser compreendido com base em dois pontos de vista. Toda organização se apóia em uma estratégia, ainda que os seus participantes não tenham consciência disso. Estratégia é um programa prévio, intencionalmente elaborado para definir e alcançar os objetivos de uma organização e executar sua missão.
A Estratégia associa-se, nesse raciocínio, com o comportamento global das pessoas nas organizações de trabalho. Isso remete à relevância de adequar a organização, estrutural e comportamentalmente, de modo a construir consistência entre tecnologia, produtos e serviços, conhecimentos, habilidades e atitudes.
As estratégias configuram-se de acordo com as percepções e atitudes predominantes na organização. Uma estratégia revela interação sistêmica de ações para solucionar problemas e demarcar orientações para o futuro as organizaçõe se apoiam eem estratégias, ainda que os seus participantes não tenham consciência disso. A estratégia é implícita à organização e compartilhada por meio de percepções, valores e significados.
As coalizões dominantes tendem a influenciar a escolha de estratégias de acordo com suas competências e outras características pessoais. Estratégia é um plano, guia ou curso de ação planejada, é implícita à organização, compartilhada pelos seus integrantes. Por meio de suas percepções.
Ainda que limitada, a percepção dos dirigentes determina, em grande parte, os problemas julgados prioritários e as soluções cabíveis; como desenvolver ações consideradas de alavancagem.
Alavancagem significa passar de um estado vigente para um estado desejado, no qual, de algum modo, cria-se algum tipo de tensão nas relações entre as pessoas de uma organização de trabalho, cujo resultado, espera-se, seja o de agregar valor. Para tanto, é preciso, no mínimo, entender o que deve ser mudado na organização e as razões que fazem as pessoas agirem como agem. Portanto, a etapa inicial na geração de tensão começa com a elaboração do que, se deseja vir a ser - o estado desejado.
A contribuição de pessoas em todos os níveis hierárquicos tornou-se imprescindível para a sobrevivência da comunidade organizacional. As orgnizações tem nas pessoas o principal fator de  produtividade, qualidade e competitividade.
Quanto a comunicação é por meio desta, que as realidades sociais são construídas. A posição que cada pessoa ocupa na hierarquia influencia consideravelmente a interpretação das informações, tanto as que são fornecidas pelos gestores, quanto as que são disseminadas pelos demais participantes nas organizações de trabalha. Tanto nas relações internas como nas externas, o fluxo comunicativo é fundamental.
O diálogo constitui prática essencial à aprendizagem e à criatividade nas organizações.
Em muitas propostas de gestões recentes são recomendadas estruturas horizontalizadas, para reduzir as assimetrias na distribuição de poder. Diálogo e discussão iplicam rever a convenção e o uso da linguagem. As competências se encontram classificadas em três dimensões: o saber, o saber-fazer e o saber-agir. O saber das palavras decorre das possibilidades interativas entre as pessoas.
Quanto maior for o envolvimento e a legitimidade de todos no processo de definição, maior será o comprometimento e também o compartilhamento da visão estratégica para a organização. A comunicação é instrumento fundamental para que os valores centrais sejam repassados, de modo que todos possam compartilhar as representações mentais que facilitam a sustentabilidade. O diálogo constitui a prática essencial à aprendizagem e à criatividade nas organizações. As interações promovem ajustes na visão de mundo.
A partir do momento em que os indivíduos estão conscientes dos objetivos que se pretende atingir, e se identificam com eles, as organizações podem e devem estimular a flexibilidade de ação e criatividade desses, explicando as regras, pedindo sugestões, e motivando seus funcionários a participar ativamente da vida organizacional, sem perder produtividade e aumentando a satisfação. Além de evitar que os funcionários fiquem alienados, facilitará a implementação de mudanças, quando necessário.


Estratégia, Comunicação e constituição de Modelos mentais -IN -ZANELLI, José Carlos. Interação Humana e Gestão: a construção psicossocial das organizações de trabalho. São Pualo. Casa do Psicólogo. 2008.




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