segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

CONSTELAÇÃO DA MATERNIDADE DANIEL STERN



O funcionamento psíquico da mulher nesse período mostra, assim, mudanças intensas, num curto espaço de tempo. Temos, portanto, uma nova organização do funcionamento psíquico da mulher, que Stern (1997) tão bem descreveu como “constelação da maternidade”. O que ele propõe é que, ao engravidar, a mulher oferece uma resposta a esse processo, por meio da criação de uma nova organização psíquica central. Essa nova forma de se conduzir está presente durante esse período e, em alguns casos, permanece mesmo após o nascimento do bebê. Stern relata a observação desse processo especialmente nas mulheres primíparas,mas comenta que também ocorre nas demais gestações.

Discursos Maternos
Assim, a gestante mostra algumas preocupações básicas traduzidas por meio de discursos que relacionam experiências internas e externa, nesse momento.

• O primeiro é o discurso da mãe com sua própria mãe, especialmente com sua mãe-como-mãe-para-ela-quando-criança, que traz consigo memórias e lembranças dos cuidados e da relação com sua mãe.

• O segundo é o discurso consigo mesma, especialmente ela-mesmacomo- mãe, que traz consigo todos os seus projetos, suas incertezas e suas inquietações no desempenho de suas funções maternas.

• O terceiro discurso é o da mãe com seu bebê: trata-se das conversas internas da mãe com o bebê intra-útero, que surgem das vivências ocorridas quando dos movimentos do bebê, das imagens que a mãe vai formando dele em seu ventre.

À medida que esse bebê vai crescendo, começam a surgir temas centrais relacionados a este processo:

• Tema de vida e crescimento: aqui a questão central é se a mãe será ounão capaz de manter o bebê vivo, se ela conseguirá fazer com que seu bebê cresça e se desenvolva fisicamente (isso é que a faz levantar-se à noite para ver se o bebê está respirando, está dormindo bem, que faz a
alimentação ser um assunto tão importante para as mães). Também se refere aos medos que a mãe tem de doenças, má-formações durante a gestação ou depois do nascimento. Envolve sua capacidade de assumir um lugar na evolução da espécie, na cultura e na família.

• Tema de relacionar-se primário: refere-se ao envolvimento social emocional da mãe com o bebê, sua capacidade de amar, de sentir o bebê, de apresentar uma sensibilidade aumentada, identificando-se com ele para responder melhor suas necessidades. Esse tema vai estar presente
especialmente no primeiro ano de vida do bebê, até que ele adquira a fala. Inclui o estabelecimento de laços humanos, de apego, segurança e acompanha o funcionamento materno descrito por Winnicott como preocupação materna primária.

• Tema de matriz de apoio: refere-se à necessidade de a mãe criar, permitir, aceitar e regular uma rede de apoio protetora para alcançar bons resultados nas duas primeiras tarefas – de manter o bebê vivo e promover  eu desenvolvimento psíquico. Essa matriz de apoio que surge através de suas figuras de referência (companheiro, mãe, parentes, vizinhos) constitui uma rede maternal, com a função de protegê-la fisicamente, prover suas necessidades vitais, afastá-la da realidade externa para que ela possa se ocupar de seu bebê. A outra função refere-se ao apoio, ao acompanhamento da mãe para que ela se sinta ajudada e instruída em suas novas funções nesse momento. Isso a leva a aproximar-se de suas experiências de maternagem anteriores – com sua própria mãe ou suas representantes.

• Tema da reorganização da identidade: em essência, a mãe deve mudar seu centro de identidade de filha para mãe, de esposa para progenitora, de profissional para mãe de família, de uma geração para a precedente.
Portanto, ocorrem exigências de um novo trabalho mental – a mulher, transformando-se em mãe, precisa alterar seus investimentos emocionais, sua distribuição de tempo e energias, redimensionar suas atividades.

Fonte:
O CASAL GRÁVIDO - A CONSTRUÇÃO DA PARENTALIDADE
Disponível em:
http://www.metodocanguru.org.br/manual_modulo2.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário