quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

VALORES, MUDANÇAS E AÇÕES NA CONSTRUÇÃO ORGANIZACIONAL

Resumo


Os valores influenciam nossos pensamentos, sentimentos, decisões e ações. Representam convicções a respeito do que se considera importante para alcançar objetivos. Podem ser classificados em dois tipos: arraigados e esposados. Representam critérios construídos socialmente e não qualidades inerentes aos objetos e pessoas. Comprender a construção dos valores pessoais e de trabalho pressupõ entender como se processa, nas pessoas, o fenômeno psicossocial da socialização primária e secundária.
A aceitação dos valores da organização depende das relações que se estabelece entre o indivíduo e os outros membros da organização os dirigentes e as coalizões dominantes almejam que todos compartilhem dos valores que foram estabelecidos, pois isso tende a facilitar o controle. Isso nos leva ao conceito de ideologia cuja função é reforçar os valores centrais.
A socialização compreende a inserção de um ser humano no universo objetivo de uma sociedade ou comunidade. Os processos psicossociais típicos da infância estão vinculados à socialização primária. A secundária pressupõe a inserção de um ser humano já socializado em novas áreas do mundo objetivo da sua sociedade.
A mudança é um esforço coletivo de reconstrução da realidade psicossocial de uma organização, onde os valores centrais são revistos e as pessoas mudam suas percepções, atitudes e ações.
É inegável que as mudanças estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, tanto no âmbito organizacional como fora dele. Os motivos que levam à essas mudanças são os mais variado:  melhorar a qualidade, aumentar a produtividade, reduzir custos e administrar conflitos.
De um modo geral, podemos perceber que quanto mais estável for a organização, mais difícil será a realização de mudanças, uma vez que as pessoas tendem a se acomodar quando estão bem adaptadas à vida organizacional. Nesse sentido, a perfeita adaptação à um determinado ambiente pode repentinamente se transformar em um grande obstáculo à mudança.
A valorização das pessoas é um reflexo das mudanças, este fato pode ser atribuído as novas questões que as organizações enfrentam diante das necessidades de adaptação em busca de resultados mais efetivos no que tange às práticas de trabalho, produção, aspectos técnicos, competitividade, habilidades, desenvolvimento de competências, entre outros. 


Valores, Mudanças e Ações na Construção organizacional - IN -ZANELLI, José Carlos. Interação Humana e Gestão: a construção psicossocial das organizações de trabalho. São Pualo. Casa do Psicólogo. 2008.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário