quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

LIDERANÇA, PARTICIPAÇÃO E FORMAÇÃO DE EQUIPES


Resumo

A liderança tem origem na competência do líder de promover tensão criativa - a energia gerada quando uma ou mais pessoas organizam uma visão de futuro e percebem, o melhor que puderem, a realidade onde se encontram. Liderar é construir visões de futuro que sejam compreendidas e legitimadas pelo grupo. Liderança é um processo de interação e é algo que pode ser aprendido, seja por procedimentos de ensino planejados ou pela experiência de vida, mas depende das condições organizacionais.
Acima de tudo líderes orientam pessoas, é responsável para comunicar e educar. Liderar significa tornar um agrupamento humano capaz de construir seu futuro.
O papel do líder nas circunstâncias de mudanças é o de criar um ambiente de efetiva segurança técnica e psicológica, adotando alguns procedimentos simultâneos, como, articulação de uma visão positiva do futuro por parte dos gestores, acesso a treinamento formal necessário, modelos de ação, grupos de apoio, sistema e grupos coerentes.
A participação está relacionada com o exercício da autoridade, com a visão compartilhada e com as intenções de cada pessoa. Resulta do entusiasmo relativo a uma visão e de atitudes que tenham base no respeito pelas escolhas de cada um.
A formação de equipes de trabalho deve ser continuamente trabalhada porque, nas equipes, as competências de um participante podem ser complementares às deficiências de outro e vice-versa., para isso precisam de livre acesso às informações, que conduzam a novos conhecimentos. Quando um grupo é transformado em equipe de alto desempenho, o comprometimento se consolida e a produtividade e a qualidade são ampliados.
As mudanças aceleradas no mundo tem exigido das organizações adaptações e respostas rápidas. O cenário é competitivo, e as organizações visam a excelência. Dentro deste contexto espera-se que o líder saiba trabalhar em equipe, integração entre líder e liderado, estilo participativo de liderança, seja centrado em valores superiores, saiba gerenciar conflitos, enfim, de um mmodo geral, seja um líder “holístico”.


LIDERANÇA, PARTICIPAÇÃO E FORMAÇÃO DE EQUIPES, IN -ZANELLI, José Carlos. Interação Humana e Gestão: a construção psicossocial das organizações de trabalho. São Pualo. Casa do Psicólogo. 2008.



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