quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

COMPROMETIMENTO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA

Resumo


De modo simples, comprometimento organizacional significa o grau de identificação de uma pessoa com os valores e objetivos da organização e está associado a uma disposiçãode trabalhar em prol da organização.
Refere-se a um sentimento de lealdade, que pode ser expresso por meio de três componentes fundamentais: o componente afetivo, que se refere ao vínculo emocional e à identificação do ser humano com a organização onde trabalha, em função do atendimento de necessidades e expectativas pessoais; o componente instrumental, que se refere às perdas associadas caso o trabalhador saia da organização; por fim, o componente normativo, que se refere à interiorização, por parte do trabalhador, de valores e padrões culturais; que geram sentimentos de dever do trabalhador de continuar trabalhando e contribuindo com os propósitos da organização.
Contudo, as pessoas se identificam com as organizações quando conhecem, entendem
e legitimam o que se espera delas. Maturidade, autonomia, satisfação e significado do trabalho são alguns fatores importantes para a produção do comprometimento. O comprometimento pressupõe valores e objetivos compartilhados e refletidos na construção da identidade pessoal.

 “Assim, as identidades dos indivíduos são construídas de acordo com o ambiente no qual estão inseridos, envolvendo entre outras coisas, as estruturas sociais, a cultura e o histórico das relações. Segundo Zanelli (2003, apud, Fernandes 2006), a organização, como um sistema social, inserida em seu contexto, busca preservar sua identidade e sobrevivência.”


A competitividade e o uso do conhecimento têm ocasionado a necessidade de fortalecer o comprometimento.






 Comprometimento, Aprendizagem e Desenvolvimento de competência. IN - ZANELLI,  José Carlos. Interação Humana e Gestão: a construção psicossocial das organizações de trabalho. São Paulo. Casa do Psicólogo. 2008.




Nenhum comentário:

Postar um comentário