De
modo simples, comprometimento organizacional significa o grau de identificação
de uma pessoa com os valores e objetivos da organização e está associado a uma
disposiçãode trabalhar em prol da organização.
Refere-se
a um sentimento de lealdade, que pode ser expresso por meio de três componentes
fundamentais: o componente afetivo, que se refere ao vínculo emocional e à
identificação do ser humano com a organização onde trabalha, em função do atendimento
de necessidades e expectativas pessoais; o componente instrumental, que se
refere às perdas associadas caso o trabalhador saia da organização; por fim, o
componente normativo, que se refere à interiorização, por parte do trabalhador,
de valores e padrões culturais; que geram sentimentos de dever do trabalhador
de continuar trabalhando e contribuindo com os propósitos da organização.
Contudo, as pessoas se identificam com as organizações quando
conhecem, entendem
e
legitimam o que se espera delas. Maturidade, autonomia, satisfação e
significado do trabalho são alguns fatores importantes para a produção do
comprometimento. O comprometimento pressupõe valores e objetivos compartilhados
e refletidos na construção da identidade pessoal.
“Assim,
as identidades dos indivíduos são construídas de acordo com o ambiente no qual
estão inseridos, envolvendo entre outras coisas, as estruturas sociais, a
cultura e o histórico das relações. Segundo Zanelli (2003, apud, Fernandes
2006), a organização, como um sistema social, inserida em seu contexto, busca
preservar sua identidade e sobrevivência.”
A
competitividade e o uso do conhecimento têm ocasionado a necessidade de
fortalecer o comprometimento.
Comprometimento, Aprendizagem e Desenvolvimento de competência. IN - ZANELLI, José Carlos. Interação Humana e Gestão: a construção psicossocial das organizações de trabalho. São Paulo. Casa do Psicólogo. 2008.
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