quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

TRABALHO, QUALIDADE DE VIDA E PROMOÇÃO DE SAÚDE




RESUMO


As agências  de socialização interagem continuamente na construção psicossocial da vida humana em sociedade. As atividades de trabalho e a organização formal ou informal onde são realizadas constituem fontes importantes de construção do autoconceito e de manutenção, ou não, da auto-estima.
Na nossa sociedade, a idéia de trabalho está, não raro, vinculada a conotações aversivas ou indica  incompatibilidade com outras dimensões de  nossas vias. Para muitos, conota significado de sofrimento ou até tortura, como a etimologia da palavra sugere. Sob o ponto de vista religioso, o trabalho foi atribuído à humanidade para expiar o pecado original.
Tem significado de dor, quando se fala, por exemplo, trabalho de parto. Contudo, o trabalho pode ser exaustivo e estressante, monótono e doloroso, mas também pode ser divertido e pleno de significado. A tendência de o trabalho ser associado ao que não desejamos fazer e que exige sacrifício e muito esforço encontra justificativa no processo de imersão da sociedade ocidental nos pressupostos da ética protestante do trabalho, cujas crenças fundamentais são de que, por meio do esforço sobre-humano e nem sempre com significado, as pessoas conseguiriam "o reino dos céus.
O trabalho pode ser compreendido como todo esforço intencional que produz consequências em seu ambiente. A compreensão do trabalho como emprego confere ao mesmo um sentido de caráter instrumental. Sem outras características que confiram sentido ao que é realizado, o trabalho se transforma em fonte de alienação, estranhamento e deterioração.
Sem um sentido intrínseco em si mesmo, o dinheiro pode representar a satisfação das necessidades e expectativas que uma pessoa deseja que signifique. Quando o ambiente e as atividades têm sentido ou significado consistente, o trabalho pode ser visto como significativo e emancipador. A congruência de propósitos é fundamental para a realização das pessoas e o êxito dos propósitos organizacionais.
Ao perder o emprego muitas pessoas ficam desorientadas e desestruturam-se emocionalmente o trabalho é forte elemento na construção da identidade do ser humano.
Em suma, o trabalho é forte elemento na construção da identidade do ser humano que convive bem consigo mesmo, acredita em si e sente-se digno. Atividades que são de alguma forma impostas a um trabalhador que não consegue perceber sua finalidade ou destinação põem em risco sua sanidade mental. A natureza intrínseca das tarefas que as pessoas realizam atua como fonte exponencial de motivação no trabalho. Diante de uma atividade considerada atraente e aprazível, o trabalhador tende a apresentar alto rendimento. Quando isso não ocorre, além da iminência da desmotivação, as restrições impostas às oportunidades do trabalhador de decidir, agir e prever resultados repercutem desfavoravelmente na sensação de bem-estar proveniente do trabalho que é realizado.
         A tecnologia tem reduzido as atividades enfadonhas e acelerado a produtividade, mas também é verdade que tem contribuído pesadamente para o desemprego e, no caso da informática, questiona-se o quanto ela tem tornado nossas vidas ainda mais sobrecarregadas. Existe um relativo consenso a respeito do impacto da tecnologia do computador (era da informação) no trabalho contemporâneo.  Sabe-se que a pessoa ou os grupos de elevado desempenho precisam experimentar prazer nas atividades de trabalho, para despender tempo e esforço, envolver-se e tomar iniciativas. Um fator essencial para obter relações de comprometimento entre gestores e demais participantes é criar ou construir uma causa que seja digna do compromisso reivindicado. As pessoas necessitam perceber na missão e na visão da organização propósitos claros e objetivos, interpretados como viabilizadores de contribuições éticas e significativas.
Manter as forças que atendem, simultaneamente, aos interesses tanto do empregador como do trabalhador é troca básica no local de trabalho. Essa é a essência do contrato psicológico. Os contratos psicológicos podem variar em um continuum, de acordos implícitos denominados transacionais. Qualidade de vida diz respeito a desenvolver hábitos  saudáveis, enfrentamento das tensões cotidianas, consciência dos impactos dos fatores do ambiente, desenvolvimento  permanente do equilíbrio interior e na relação com os outros. Em sentido genérico, qualidade de vida pode ser dimensionada como uma medida da dignidade humana, pois requer atendimento das necessidades fisiológicas, de segurança, de pertencimento, de auto-estima e de auto-realização.
 Todas essas necessidades, sem exceção, são consideradas fundamentais à promoção da felicidade do ser humano, tanto em situações de trabalho como fora delas. Em uma perspectiva sistêmica e integradora, qualidade de vida pode ser concebida como a condição humana resultante de um conjunto de parâmetros individuais e socioambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições materiais e psicossociais de existência do ser humano.
Quando consideradas na totalidade, as seguintes dimensões fornecem o sentido geral daquilo que pode ser compreendido como qualidade de vida no trabalho:
1.compensação justa e adequada
2. condições de trabalho seguras e
3. oportunidade de utilizar e desenvolver competências técnicas e interpessoais
4. perspectivas de crescimento e desenvolvimento
 5. integração social na organização
6. constitucionalismo (proteção de direitos e incentivo à diversidade)
 7. espaço do trabalho dentro da vida como um todo

8. relevância social da vida no trabalho
O desgaste físico e emocional leva à corrosão da dignidade e da vontade. O estresse pode durar anos, agindo furtivamente · durante um longo tempo, ou ter uma evolução acelerada  se, por exemplo, houver um acúmulo de estressores.
O conceito de saúde também está vinculado a uma  adaptação ativa à realidade e à possibilidade de a própriação das ações. Qualidade de vida implica em satisfazer necessidades e alcançar expectativas.
Como é no trabalho que passamos a maior parte de nossas vidas, será da qualidade de suas condições que decorrerá uma vida melhor,com menos desgaste físico e emocional que, quando acentuados, podem levar à corrosão da dignidade e da vontade. As satisfações ou insatisfações provenientes do ambiente psicossocial de trabalho refletem na vida pessoal, ao mesmo tempo em que as realizações e problemas da vida pessoal refletem no trabalho. Gestores preocupados com valores humanos dignos assumem a responsabilidade de manter a saúde e o bem-estar da comunidade organizacional.


Trabalho, qualidade de vida e promoção de saúde. IN - ZANELLI,  José Carlos. Interação Humana e Gestão: a construção psicossocial das organizações de trabalho. São Paulo. Casa do Psicólogo. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário